domingo, 22 de julho de 2012

Casa de Antonina

Na baía de Antonina destacam-se as ilhas das Rosas, do Lessa, do Quamiranga, do Goulart e do Corisco. Na localidade de Cedro, há dois morros que se destacam: O do Pico Torto e da Divisa, com as altitudes de 847 e 817 metros, respectivamente.

Casa de Antonina

Antonina é uma das mais antigas povoações do Paraná, tendo a sua região sido perlustrada a partir do século XVII. A efetiva da ocupação deu-se em 1648 quando o parnaibano Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, Sesmeiro da Nova Vila (Paranaguá), cedeu a Antonio de Leão, Pedro Uzeda e Manoel Duarte três sesmarias no litoral Guarapirocaba, as primeiras daquela porção litoranea. Foram pois, estes os primeiros povoadores de Antonina.

Coreto de Antonina

Cidade histórica cujos primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nos sambaquis. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio.